Ano - 1963
Motorização - V8 350
O Impala foi lançado em 1958 como um modelo de luxo da Chevrolet, mas a versão SS surgiu alguns anos depois, ganhando destaque nos anos 1960 e se tornou um dos carros mais vendidos da história nos EUA. O modelo exposto é um projeto especial e traz atualizações, modernidades que permitem melhor uso e maior confiabilidade mesmo em longos trajetos, procurando manter o visual de época.
Motor GM 350 V8, Transmissão TCI TH350, Injeção Fitech, Coletor de Admissão Weiand; Kit de Ignição MSD; Coletor de Escape Header Hooker; Radiador com ventoinha elétrica, amortecedores QA1. Escape Flowmaster, rodas de rally 15”x7” com pneus radiais BF, grade customizada e faróis mais eficientes.
O interior deste exemplar recebeu novo revestimento importado dos EUA na cor verde original, assim como no porta-malas também em carpete verde.
O resultado final foi excelente, com dirigibilidade excepcional. O carro foi tema de matéria nas páginas da Revista americana Classics Chevys.
Ano - 1964
Motorização - V8 6.7L
Em meados da década de 1950, as montadoras americanas perceberam um grande nicho de mercado para carros esportivos velozes de apenas dois lugares.
Foram lançados o Corvette pela GM e o Thunderbird pela Ford. Ambos de apenas dois lugares e motores muito potentes.
A Ford Motors, poucos anos depois, percebeu que esse mercado era pequeno, e transformou o Thunderbird em um esportivo de duas portas, mantendo os motores potentes.
O exemplar da exposição é de 1964, a segunda geração do elegante Coupé, quatro lugares e duas portas!
Motor V8 de alta performance, big Block de 6.7 L e 310 Hps.
Câmbio automático de apenas 3 marchas.
Ano - 1972
Motorização - V8
O Chrysler Road Runner começou como um carro de desempenho de médio porte da Plymouth, lançado em 1968, inspirado no desenho animado do Papa-Léguas (Road Runner) da Warner Bros. A Chrysler pagou à Warner Bros. $50.000 pelo uso do nome e da imagem do personagem, incluindo a icônica buzina "beep, beep". O objetivo era criar um muscle car acessível e rápido, que atraísse um público mais amplo.
Superbird:
Em 1970, a Plymouth lançou o Superbird, uma versão aerodinâmica do Road Runner com uma asa traseira enorme, desenvolvida para competir na NASCAR.
Descontinuação:
A produção do Road Runner foi descontinuada em 1980, mas o carro deixou um legado duradouro como um dos muscle cars mais populares e reconhecíveis da história.
Esse carro foi adquirido pelo atual proprietário há mais de 15 anos, no estado em que se encontra. Verificam-se os emblemas lembrando a ave Road Runner.
Ano - 1963
Motorização - V8 6.3L
A história deste veículo é interessante: Cláudio Afif e seu irmão Guilherme Afif compraram esse carro de Fuad Namem Zegaib, dono do conhecido Restaurante Dinho's Place, que o adquiriu para levar noivas do Buffet La Residence, em Moema, que também pertencia a ele. Isso foi em 1983, e o carro estava abandonado mas em bom estado, tendo sido feita uma reforma parcial.
Os irmãos possuíam a Indiana Seguros especializada em seguro de veículos e muita ligação com a General Motors, além de amizade pessoal com André Beer, à época vice-presidente da GM. Ele pretendia fazer um museu com o acervo de carros que a fábrica possuía em São Caetano, SP.
Diante do caráter da obra, doaram o carro à GM, mas mudanças políticas ocorridas na Prefeitura de São Caetano colocaram por terra essa iniciativa. O automóvel Cadillac, assim como vários outros, foram encaminhados ao Museu da Ulbra, no Rio Grande do Sul.
Antes do Museu falir por problemas junto ao Fisco, tiveram notícias que o carro estava sendo canibalizado em prol de outro carro de propriedade do Museu, quando então, com ajuda de amigos, conseguiram reaver o veículo, que passou por uma restauração estética completa.
Ano - 1956
Motorização - V8 5.1L
Um dos ícones mais marcantes da história automotiva americana.
1. Evolução do primeiro modelo (1955)
O T-Bird 1956 manteve o charme e o estilo esportivo da versão 1955, mas corrigiu problemas e adicionou melhorias importantes:
• Estepe externo montado na traseira (Continental Kit) para liberar espaço no porta-malas.
• Ventilações laterais nas saias traseiras para melhorar a ventilação da cabine.
• Opcional de vidros elétricos (Power Windows) e banco elétrico (Power seat) - ambos opcionais presentes nesse exemplar.
• A Ford oferecia o Thunderbird com duas opções de câmbio: manual de 3 marchas (3-Speed Manual Transmission) e câmbio automático Ford-O-Matic, de 3 marchas – presente nesse exemplar.
2. Estilo e design inconfundíveis
• Carroceria conversível de linhas elegantes, faróis redondos, para-lamas traseiros pronunciados e detalhes cromados marcantes.
• Disponível com hardtop removível com vigias circulares (“porthole windows”), que viraram assinatura visual dos Thunderbirds.
• O estepe montado fora do carro deu um toque ainda mais clássico e sofisticado.
3. Exclusividade e produção limitada
• Em 1956, foram produzidas apenas 15.631 unidades, número relativamente baixo, o que hoje valoriza o modelo entre os colecionadores.
• Cada exemplar é uma peça de design e engenharia da década de 50, com forte apelo colecionável.
4. Motorização
• Equipado com motores V8 Y-block de 292 ou 312 pol³ (4.8 ou 5.1 litros), entregando entre 200 e 225 hp.
Este exemplar exposto possui motor 312 cuin (5.1 litros) Y-block V8 – código de motor P.
5. Carro símbolo de uma era
• O Thunderbird 1956 personifica o american way of drive dos anos 50: estilo, status e liberdade.
• Frequentemente visto em filmes, séries e coleções que retratam a Era de Ouro dos carros americanos.
6. Valorização no mercado de clássicos
• Devido ao seu estilo icônico, produção limitada e importância histórica, o T-Bird 1956 é muito valorizado por colecionadores.
• Modelos restaurados em alto padrão podem superar facilmente US$ 70.000 a 130.000, dependendo da configuração.
Este exemplar possui 135.000 milhas originais e altíssimos nível de originalidade, preservando a maior parte de suas peças ainda de fábrica, assim como a tapeçaria e a cor
Fiesta Red. Trata-se de um veículo Matching Numbers – os números de série do motor, transmissão e outros componentes importantes correspondem aos números de identificação originais do veículo (VIN).
Veículo premiado como “destaque” no evento de Vinhedo.
Ano - 1963
Motorização - V8 5.4L
Introdução
• A Corvette Split-Window 1963 foi lançada como parte da segunda geração (C2) do Corvette, chamada Sting Ray.
• É um modelo único, produzido apenas no ano de 1963, e ficou famoso por seu vidro traseiro dividido (split-window).
Design e Estilo
• Designer principal: Bill Mitchell, inspirado por uma criatura marinha chamada mako shark.
• Projeto de engenharia: Zora Arkus-Duntov, o “pai do Corvette”.
• A divisória no vidro traseiro foi controversa. Mitchell a defendia pelo estilo futurista, enquanto Duntov era contra por atrapalhar a visibilidade.
• O design da carroceria incluía faróis escamoteáveis (primeira vez em um Corvette), linhas agressivas e um novo perfil aerodinâmico.
Mecânica e Desempenho
• Plataforma completamente nova, incluindo chassi com estrutura tipo espinha dorsal (backbone).
• Suspensão traseira independente – uma inovação para o Corvette na época. Motorização: V8 327 cu in (5.4 L)
Potências variavam entre:
• 250 hp (versão básica, carburado)
• 300 hp (carburado)
• 340 hp (carburado)
• 360 hp (injeção mecânica Rochester – código RPO L84)
Transmissões:
• Manual de 3 ou 4 marchas (4 marchas presente nesse exemplar)
• Automática Powerglide de 2 marchas
Produção
• Total de unidades produzidas em 1963: 21.513
• Coupé Split-Window: 10.594
• Conversível: 10.919
Importância Histórica
• Primeira vez que o Corvette teve um coupé de fábrica (até 1962, só havia conversíveis).
• A Split-Window é altamente colecionável por sua raridade e design exclusivo.
• Foi descontinuada em 1964, quando a janela traseira passou a ser de peça única, aumentando a visibilidade.
Curiosidades
• O modelo 1963 é um dos mais cobiçados por colecionadores e aparece frequentemente em leilões de prestígio como Barrett-Jackson e Mecum.
• A versão L84 com injeção mecânica (Fuelie) é uma das mais raras e valiosas.
• A cor “Riverside Red” foi uma das mais populares na época.
Este exemplar possui incríveis 38.000 milhas “originais” e altíssimo nível de originalidade, preservando a maior parte de suas peças ainda de fábrica, assim como a tapeçaria e a cor Ermine White. Trata-se de um veículo Matching Numbers – os números de série do motor, transmissão e outros componentes importantes correspondem aos números de identificação originais do veículo (VIN).s.
Ano - 1959
Motorização - V8 5.4L
O Ford Fairlane é um modelo de automóvel vendido pela Ford na América do Norte entre os anos de 1955 e 1970. O nome Fairlane, inspirado na propriedade de Henry Ford em Dearborn, Michigan, foi usado em sete gerações diferentes de veículos. Ao longo de sua produção, a linha de modelos seria comercializada em uma variedade de estilos de carroceria, incluindo sedãs de duas e quatro portas, hardtops de duas e quatro portas, station wagons e conversíveis com hardtops tradicionais e retráteis.
Um ícone americano com seu desenho clássico incomparável, esse automóvel combina um design elegante com linhas retas e curvas suaves, destacando-se pelo capô longo e inclinado. O interior original é em tecido mesclado com courvin, apresentando bancos rebatíveis, painel de instrumentos completo, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos, além de um rádio original com duas antenas na traseira. Rodas e pneus novos aro 15” e freios a disco nas quatro rodas. Motor V8 de 5.4L, que entrega 225 HP, acoplado a uma transmissão automática de 3 velocidades. O carro também possui kit continental e saias laterais.
Ano - 1961
Motorização - V8 7.3L
O Chevrolet Impala 1961 é um carro clássico americano conhecido por seu estilo elegante e suas opções de desempenho, incluindo o modelo "Super Sport" (SS) com o potente motor V8 de 409 cilindradas. Ele se destacou por seu design inovador, com a linha de teto "bubbletop" no Sport Coupe e detalhes cromados que lhe conferiam um visual distinto. O Impala 1961 foi um marco na história automotiva, popularizando o luxo e a esportividade, e continua sendo muito valorizado por colecionadores e entusiastas e é lembrado por sua combinação de estilo, desempenho e conforto, tornando-se um dos carros clássicos mais desejados.
O modelo exposto trata-se de um projeto pessoal executado pela “Premium Garage”
Principais características:
- TETO BUBLE TOP ( COUPÉ 2 PORTAS SEM COLUNA )
- MOTOR 454 POLEGADAS ( 7.3 LITROS – 400HP )
- CARBURAÇÃO QUADRIJET “HOLLEY”
- FREIOS A DISCO SERVO-ASSISTIDOS
- SUSPENSÃO TRASEIRA AJUSTÁVEL
- AR CODICIONADO INTEGRADO
- VIDROS ELÉTRICOS
- BLOQUEIO CENTRAL DAS PORTAS
- TAPEÇARIA PERSONALIZADA ( USA )
- ILUMINAÇÃO EXTERNA INTEGRALMENTE “LED”
- INSTRUMENTOS de PAINEL “DAKOTA DIGITAL”
- 4 FAROIS HY/LOW “DELTA”
- VOLANTE DE DIREÇÃO “CORVETTE”
- SETAS SEQUENCIAIS
- BUZINA FIAMM “FERRARI”- REVESTIMENTO da MALA EM CARPETE
- RODAS 18 POLEGADAS DE LIGA LEVE
Ano - 1969
Motorização - V8 4.9L
O Ford Torino 1969 é um clássico dos carros esportivos americanos da década de 1960 e um modelo significativo da linha Ford. Neste ano de 69 ele pertence à segunda geração do Torino, que foi lançado em 1968, e se destacou tanto por seu design arrojado quanto por suas versões de alto desempenho.
O Torino 1969 tem um visual esportivo com belas linhas que marcaram a tendência dos carros esportivos da época.
Os Torino 1968-1969 tiveram várias opções de motorização, sendo que as mais poderosas estavam na linha GT e Cobra, bem como tiveram versões cupé e 4 portas (os 4 portas foram fabricados também na Argentina).
Este Torino GT exposto é um V8 de 302 polegadas cúbicas (4,9L) e tem potência de cerca de 250 hp com carburador quadri-jet e escapamento duplo.
Os Torinos 1968-1969 foram projetados para oferecer uma experiência de condução empolgante, com um excelente equilíbrio entre conforto, desempenho e estabilidade.
Os Torino 1968-1969 se tornaram ícones dos carros musculosos americanos da época, competindo diretamente com modelos como o Chevrolet Chevelle, Plymouth Road Runner e Dodge Charger.
Nas corridas de stock car o Torino se destacou, especialmente na NASCAR, onde ganhou notoriedade pela sua aerodinâmica e desempenho.
Os Ford Torino 1968-1969 foram mais do que apenas carros de produção. Foram uma representação da era dos muscle cars: rápidos e cheios de estilo. O carro também ganhou destaque por sua participação, como dito, nas competições de NASCAR, solidificando sua imagem de um carro esportivo de alto desempenho, simbolizando o ápice do design e da performance da Ford na década de 60.
Ano - 1971
Motorização - V8 7.3L
Dotado do motor de 429 cubic inches – equivalente a 7.035 c.c. ou 7,03 litros e potência de potência de 360 hp. Destaque para o seu design clássico e características de desempenho e ótima performance, já que o modelo LTD, como outros carros da série, era voltado para um público mais sofisticado e que procurava carros grandes e cada vez mais potentes na escalada de potência da década de 60 e início da década de 70.
Características do LTD 1971 - 429:
A série LTD da Ford sempre foi associada a uma linha de veículos mais refinados, com foco no conforto.
O modelo LTD 429 foi parte do que podemos chamar de era dos muscle cars e grand tourers, com muitos carros da época buscando um equilíbrio entre performance e luxo. Naquela época, modelos como o Chevrolet Caprice, o Chrysler New Yorker e o Pontiac Bonneville competiam com o Ford LTD na mesma faixa de mercado.