1979
Alfa Romeo 2300 Ti4
1979
Alfa Romeo 2300 Ti4
História
Lançado em março de 1974, o Alfa Romeo 2300 celebrou seu 50º aniversário em 2024. O modelo, projetado por Giancarlo Annoni, foi o primeiro e único Alfa Romeo fabricado no Brasil, permanecendo em produção até 1986. Embora o carro tenha sido desenvolvido na Itália, sua concepção e fabricação foram exclusivas para o mercado brasileiro.
Design
O Alfa 2300 foi inspirado no design do Alfa Romeo Alfetta Berlina italiano, mas com adaptações para o mercado brasileiro. A versão Ti, lançada em 1977, apresentava maçanetas embutidas e um painel de madeira, além de um design aerodinâmico e os notáveis quatro faróis frontais. O modelo combinava elegância com um perfil imponente, destacando-se pelo requinte interno e o uso de materiais premium como madeira legítima e ar-condicionado de série.
Engenharia
O Alfa 2300 tinha um motor 2.3 de 2.311 cm³, derivado do FNM 2150, produzindo 140 cv e 21 m·kgf de torque. A versão Ti, lançada em 1977, melhorou a performance com dois carburadores Solex de corpo duplo, elevando a potência para cerca de 150 cv e o torque para mais de 23 m·kgf.
A aceleração de 0 a 100 km/h era de 10,8 segundos, com uma velocidade máxima de 175 km/h. O carro possuía características avançadas para a época, como freios a disco nas quatro rodas e cintos de segurança de três pontos.
Cultura
O Alfa Romeo 2300 foi um símbolo de luxo e status no Brasil dos anos 70 e 80, competindo com modelos como o Ford Landau e o Dodge Charger. O modelo era conhecido por seu alto custo, equivalente a cinco Fuscas, e por suas inovações, como o grande tanque de combustível de 100 litros, útil durante a crise do petróleo de 1973. O 2300 Ti, em particular, era admirado por sua combinação de desempenho e sofisticação.
Dados Técnicos
Motor: 2.3 L, 4 cilindros em linha
Potência: 150 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 175 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,8 segundos