1967
Alfa Romeo Giulia Super
1967
Alfa Romeo Giulia Super
História
A Alfa Romeo Giulia Super foi lançada em 1965 como uma versão aprimorada da Alfa Romeo Giulia, um dos modelos mais icônicos da marca italiana. A Giulia foi inicialmente introduzida em 1962. A Giulia Super veio como uma evolução, oferecendo mais desempenho e conforto, e tornou-se rapidamente popular entre os entusiastas de carros esportivos.
Design
O design da Giulia Super foi criado pelo centro de estilo interno da Alfa Romeo, com Orazio Satta Puliga à frente do projeto. A carroceria do sedã de quatro portas era caracterizada por suas linhas limpas e aerodinâmicas, com uma frente distinta que incluía a icônica grade triangular da Alfa Romeo. O design era tanto funcional quanto estiloso, proporcionando um coeficiente aerodinâmico baixo para a época.
Engenharia
A Giulia Super era equipada com um motor de 1.6 litros, quatro cilindros em linha, que produzia cerca de 98 cavalos de potência. O câmbio era manual de cinco marchas, oferecendo uma condução suave e responsiva. A suspensão dianteira era independente com braços duplos e molas helicoidais, enquanto a traseira utilizava um eixo rígido com molas semielípticas. A Giulia Super também contava com freios a disco nas quatro rodas, garantindo excelente poder de frenagem.
Cultura
Durante os anos 60 e 70, a Alfa Romeo Giulia Super tornou-se um símbolo de elegância e desempenho na Europa. Era frequentemente utilizada por policiais italianos (Carabinieri) e forças de segurança, o que ajudou a construir sua reputação de carro confiável e veloz. Além disso, a Giulia Super apareceu em diversas produções cinematográficas e séries de TV. Seu papel em cenas de perseguição, como no filme italiano "Milano Trema: La Polizia Vuole Giustizia" (1973) são memoráveis até os dias de hoje.
Dados Técnicos
Motor: 1.6L 4 cilindros em linha
Potência: 108 cv a 6.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,5 segundos