1965
DKW-Malzoni GT
por Rino Malzoni
1965
DKW-Malzoni GT
por Rino Malzoni
Rino Malzoni, seu filho Kiko e a esposa Anita, no Salão do Automóvel de 1964
História
O DKW-Malzoni GT é uma peça importante na história do automobilismo brasileiro, criado por Genaro "Rino" Malzoni, um advogado e fazendeiro de cana-de-açúcar italiano que emigrou para o Brasil em 1930. Fascinado por carros, Rino começou a transformar carros importados na década de 1940 e 1950 e decidiu construir um modelo único para si, utilizando um chassi DKW e preservando toda a mecânica original. Em 1961, ele iniciou a construção de sua criação em sua fazenda em Matão, São Paulo.
Durante esse período, a Vemag, fabricante dos automóveis DKW no Brasil, enfrentava dificuldades nas competições automobilísticas, particularmente contra as novas berlinetas Interlagos da Willys. Jorge Lettry, chefe do departamento de competições da Vemag, procurou Malzoni para desenvolver um carro de corrida competitivo. Isso levou à criação do GT Malzoni em 1964, um veículo que ajudou a Vemag a se recuperar nas pistas de corrida.
Design
O design do Malzoni GT foi um verdadeiro trabalho de arte. Inicialmente, o carro tinha uma carroceria de aço com um estilo de cupê esportivo, influenciado por toques italianos e ingleses. A alavanca de câmbio foi movida da coluna de direção para o piso, e a suspensão foi rebaixada para melhorar a estabilidade. Três protótipos foram desenvolvidos, cada um com ajustes e melhorias no design. O último protótipo, exibido no IV Salão do Automóvel, teve uma carroceria de fibra de vidro para reduzir o peso, o que era crucial para competir com carros como as berlinetas Interlagos.
Engenharia
O DKW-Malzoni GT usava a mecânica dos carros DKW, com um motor de três cilindros e dois tempos, inicialmente ajustado para produzir cerca de 85 cv. O carro pesava aproximadamente 720 kg e tinha uma suspensão rebaixada, além de um chassi encurtado em 23 cm para melhorar a manobrabilidade. A versão final do GT Malzoni era equipada com um motor de 1.000 cm³ com três carburadores, capaz de gerar quase 100 cv, permitindo que competisse de igual para igual com carros mais potentes em Interlagos.
Cultura
O Malzoni GT rapidamente se tornou um ícone nas corridas brasileiras, vencendo várias competições em 1965 e se estabelecendo como um carro de alto desempenho. Este sucesso levou Rino Malzoni, junto com Milton Masteguim e Mário César de Camargo Filho, a fundar a Sociedade de Automóveis Lumimari Ltda. para produzir o GT Malzoni em série. O carro também foi a base para a criação da Puma, uma das marcas de carros esportivos mais bem-sucedidas do Brasil.
Fato curioso
O GT Malzoni não só dominou as pistas de corrida no Brasil, mas também chamou a atenção internacional. Em 2009, um exemplar do GT Malzoni foi incorporado ao acervo do Museu da Audi em Ingolstadt, Alemanha, destacando sua importância e legado no automobilismo mundial.
Dados Técnicos
Motor: 1.0 L, 3 cilindros, dois tempos
Potência: 60 cv a 4.500 RPM
Câmbio: Manual de 4 marchas
Velocidade Máxima: 145 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 16.9 segundos