2006
Lobini H1
por José Orlando Lobo & Fábio Birolini
2006
Lobini H1
por José Orlando Lobo & Fábio Birolini
Carros na fábrica da Lobini. Foto: Milton Belli, Autoentusiastas.
História
Fundada em 1999 no Estado de São Paulo por José Lobo e o engenheiro Fábio Birolini, a Lobini surgiu com o objetivo ambicioso de criar o melhor veículo esportivo nacional já concebido. Com um modesto investimento de 2 milhões de dólares, a empresa iniciou o desenvolvimento do H1, que seria seu primeiro e único modelo fabricado até 2013. Inicialmente, a intenção dos fundadores era construir apenas duas unidades para uso próprio, mas o projeto mostrou-se tão promissor que eles decidiram levá-lo ao Salão do Automóvel de 2002, onde atraiu grande interesse.
Design
O design do Lobini H1 combinava linhas modernas e aerodinâmicas com um toque esportivo agressivo. A carroceria, feita inteiramente de plástico reforçado com fibra de vidro, conferia ao carro uma aparência leve e dinâmica. Suas portas de ação vertical tipo tesoura e a capota rígida removível acrescentavam um toque de sofisticação e exclusividade. Com um peso de apenas 1025 kg, o H1 era um exemplo de design eficiente e elegante.
Engenharia
O Lobini H1 foi projetado para ter uma performance comparável aos esportivos importados de primeira linha. Inicialmente, o protótipo usava um motor Alfa Romeo V6, mas para a produção em maior escala, a Lobini optou por um motor 1.8 turbo da Volkswagen/Audi, derivado do Golf GTI. Este motor, com 180 cavalos a 5700 RPM e 24 kgfm de torque entre 1750 e 4600 RPM, permitia que o H1 alcançasse de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, com uma velocidade máxima acima de 220 km/h.
O motor traseiro entre eixos, transversal e com quatro cilindros em linha, trazia 5 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote em alumínio para redução de peso. Durante os anos de produção, o H1 passou por pequenas alterações, como a adição de molas mais macias e amortecedores com maior carga, aumentando o conforto e a estabilidade.
Cultura
O Lobini H1 é um exemplo inspirador de que é possível produzir um carro esportivo de alta qualidade no Brasil. Mesmo com uma produção limitada a três unidades por mês na fábrica de Cotia, o H1 destacou-se por sua engenharia avançada e design arrojado. Seu valor médio de 170 mil reais refletia sua exclusividade e o nível de requinte que oferecia.
O H1 não apenas demonstrou que o Brasil tem o talento e os recursos para desenvolver veículos esportivos de alto desempenho, mas também serviu como um marco na indústria automotiva nacional. Enviar uma unidade para a Lotus na Inglaterra com o objetivo de melhorar o modelo e buscar acordos de exportação com empresas na Inglaterra e Estados Unidos mostrou a ambição da Lobini de levar o H1 a um público internacional.
Dados Técnicos
Motor: 1.8 L turbo, 4 cilindros em linha
Potência: 180 cv a 5.700 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 220 km/h
Aceleração 0-100 km/h: Menos de 6 segundos